sábado, 15 de outubro de 2011

Desestrutura familiar, drogas e álcool são principais motivos de agressão a menores.

       Mais de 2 mil ocorrências contra menores foram registradas em Varginha, no ano passado. Entre elas, casos de abuso sexual e espancamento. Mas o que leva um adulto a agredir uma criança? os principais motivos são desestrutura familiar, drogas e álcool. “Muitas vezes o pai é alcoólatra, há prostituição na família, uso de drogas. As crianças são criadas na rua, sem afeto”. A maior parte dos casos vem de famílias pobres. “Mas esse problema também ocorre em famílias de classe média e alta”.

      Doenças como psicose e depressão também desencadeiam as agressões. Há quatro anos, uma mãe feriu gravemente o filho, recém-nascido, com uma tesoura e o amarrou com o sutiã. Ela teve a criança sozinha, no quintal de sua casa. O caso foi descoberto e o menino foi levado para o CTI do Hospital Regional. Morreu no terceiro dia, pouco depois da mãe vê-lo. O detalhe: ela viu a criança pela janela do CTI e entrou escondida no hospital. “Nesse caso pode ser uma doença. Na psicose, a pessoa não tem consciência das coisas, fica fora da realidade, sem limites. A depressão pós-parto também pode causar esse comportamento”.

            Em alguns casos, o comportamento dos pais pode resultar da falta de conhecimento. Como exemplo, a psicóloga lembra do casal que foi preso essa semana em varginha por deixar a filha, de sete anos, sozinha em casa. “Hoje em dia todo mundo trabalha. Devem ter feito isso por necessidade, não por intenção”. Mas ela adverte que há casos em que isso pode resultar em fatos trágicos. “Uma mãe deixou os três filhos em casa para ir a um show. O mais velho tem 9 anos. A casa pegou fogo e uma das crianças está no CTI, em Belo Horizonte. O caso aconteceu no último final de semana, em Nepomuceno”, conta.

*E a sua família é bem estruturada?

Nenhum comentário: